Benefícios Fiscais
As empresas têm à sua disposição a possibilidade de usufruir de alguns incentivos fiscais que permitem reduzir os impostos a pagar, ex: imposto de selo ou IRC (imposto das pessoas coletivas), o que lhes permite beneficiar de uma poupança fiscal para a realização de investimento produtivo, despesas de Investigação e Desenvolvimento (I&D), entre outras, que contribuir para o reforço da sua competitividade no mercado nacional e internacional.
SIFIDE
O benefício fiscal que permite recuperar em IRC até 82,5% das despesas em I&D, visando p.e.: O desenvolvimento ou melhoria substancial de matérias-primas, produtos, serviços ou processos de fabrico.
RFAI
O Regime Fiscal de Apoio ao Investimento que permite às empresas deduzirem ao valor da coleta apurada até 25% do investimento realizado em ativos não correntes (tangíveis e intangíveis), visando p.e.: A criação de um novo estabelecimento, aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, alteração fundamental do processo de produção global de um estabelecimento existente.
DLRR
A Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos traduz-se numa medida de incentivo às PME que permite a dedução à coleta do IRC dos lucros retidos que sejam reinvestidos, em aplicações relevantes.
IFR
O benefício fiscal que permite uma dedução à coleta de IRC de até 25% das novas despesas de investimento, visando a aquisição de ativos fixos tangíveis, ativos biológicos não consumíveis e ativos intangíveis.